segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Rubber Johnny (2005)


O divertido e estranho (perturbador) curta-metragem dirigido por Chris Cunningham, com musica composta por Aphex Twin

Sinopse: Rubber Johnny é um adolescente cadeirante e deformado que vive sozinho em um porão escuro, tendo como única companhia o seu cachorro Chihuahua chamado Elvis. Ele mora com um homem (possivelmente seu pai) que o visita regularmente. Quando o jovem deficiente físico se encontra sozinho, ele faz uma série de coisas absurdas e delirantes ao som de Aphex Twin, incluindo : jogos de luzes com as mãos, malabarismo sobre sua cadeira de rodas e consumo de drogas.


O curta originalmente foi criado para ser um comercial de TV de 30 segundos para promover o álbum drukqs de Aphex Twin, com a faixa "afx237 v7". No entanto, Cunningham gostou tanto da ideia que resolveu estender o vídeo clipe um pouco mais, transformando ele em um curta metragem de 6 minutos de duração. O nome Rubber Johnny, é uma gíria inglesa que significa "condom" (conhecido aqui no brasil como camisinha, preservativo, "camisa de Vênus" e etc). Filmado todo através de uma câmera de visão noturna, este curta musical foi lançado em DVD junto com um livro de arte, com desenhos, fotografias do filme e muito mais. Distribuído pela Warp Films.


O curta começa com um cameraman entrevistando Rubber Johnny, um adolescente deficiente físico com uma má formação em sua cabeça (provavelmente hidrocefalia). O homem que não é mostrado em nenhum momento, filma o rosto de Johnny enquanto faz uma série de perguntas, mas o entrevistado só consegue pronunciar "ma-ma" e balbuciar algumas palavras incompreensíveis. Quando o homem invisível pergunta se ele quer que sua mãe entre no porão, Johnny se irrita e perde o controle, mas logo recebe um sedativo para si acalmar. A câmera corta para o cenário escuro do porão,  mostrando uma luz florescente defeituosa, ratos sobre os créditos iniciais do filme e o título do filme escrito em uma camisinha que está sendo colocada em um pênis. (?)

O curta abre novamente, agora mostrando Rubber Johnny (interpretado pelo próprio diretor Chris Cunningham) sentado sobre sua cadeira de rodas com sua enorme cabeça. O cachorro Elvis é mostrado em diversos momento do curta, onde quase sempre, a câmera faz close em seus olhos brilhantes como dois faróis devido o efeito visão noturna. Rubber pronúncia uma outra palavra incompreensível (talvez "Aphex"), em seguida uma música eletrônica de Aphex Twin começa a tocar e o cadeirante se envolve com o ritmo. Na sequência, Johnny faz uma série de movimentos estranhos com o corpo e mãos, criando raio de luzes e fazendo malabarismo com a sua cadeira de rodas em uma velocidade absurda.


O responsável pelo adolescente hidrocefálico abre a porta subitamente, flagrando então Johnny sentado quietinho sobre sua cadeira de rodas...

A segunda parte do vídeo clipe fica ainda mais estranho, quando Rubber Johnny coloca uma tira de cocaina sobre uma mesa de vidro e aspira tudo com profissionalismo. Ele corre pelo porão enquanto a câmera tenta acompanha-lo. Elvis como sempre, fica completamente parado com os olhos arregalados sem entender nada. Em meio a uma sequência de coreografias absurdas envolvendo até mesmo nudez (quando a bunda de Johnny é mostrada em menos de um segundo), ele bate o seu rosto contra um vidro para quebrar literalmente sua cara várias vezes. No final, o possível pai de Johnny retorna para o porão, encontrando ele parado e quieto como sempre.


Finalizando, Rubber Johnny é um vídeo clipe e curta metragem pra lá de esquisito, com um protagonista estranho que faz inúmeras coisas bizarras mesmo sendo um deficiente físico. A música do filme é "afx237 v7" (Remix w19rhbasement), um Remix feito pelo diretor Chris Cunningham. Eu confesso que não conhecia Aphex Twin, mas depois deste curta passei a me interessar um pouco pelo trabalho dele. Rubber Johnny é uma verdadeira figura, mas é o pequeno Chihuahua Elvis que vai ficar na sua mente por algum tempo. Recomendo.