quinta-feira, 19 de março de 2015

Visions of Ecstasy (1989)


Visions of Ecstasy é um polêmico curta metragem britânico do subgênero Nunsploitation.

Dirigido por Nigel Wingrove, o filme si tornou o único trabalho a ter a certificação recusada no Conselho Britânico de Classificação de Filmes (BBFC), devido a blasfêmia do mesmo. como corta algumas cenas iria remover praticamente todo o conteúdo do filme, o conselho decidiu proibir o filme completamente. a distribuidora Axel Films decidiu recorrer para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, mas a decisão da BBFC para rejeitar a certificação foi confirmada.
Em 2008, foram revogadas as leis de blasfêmia no Reino Unido. Em janeiro de 2012 a BBFC deu ao filme um certificado de 18 sem cortes ou alterações de conteúdo do filme original.

Proibido por mais de 20 anos, o filme mostra a Santa Teresa de Ávila vivendo algum tipo de fantasia, no qual ela esta acariciando o corpo de cristo na cruz em êxtase, aparentemente mantendo relações sexuais não explicita com ele. é também mostrado uma outra cena, onde a Santa esta amarrada sendo tocada e beijada por uma mulher de roupa preta que surge da escuridão.
"Visions of Ecstasy" pode ofender facilmente qualquer católicos ou religiosos, mas acho que não funciona muito bem para os não-fanáticos religiosos. o filme é como uma versão sensualizada do "Subconscious Cruelty" na cena Martyrdom, onde a violência gráfica é substituída por caricias sexuais. blasfêmia é a palavra certa para definir este filme, mas não passa disso. as cenas não chega a ser tão impressionante o quanto deveria, existe um certo erotismo, mas não é nada comparado a filmes Sexploitation ou "Pinku". como trata-se de um curta metragem de apenas 18 minutos, eu considero este filme uma experiência boa principalmente par quem não conhece nenhum filme Nunsploitation, "Visions of Ecstasy" é um bom exemplo do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Qualquer tipo de comentário é bem-vindo, desde que tenha alguma ligação com a postagem. SPAM serão ignorados e deletados.

- Informe sobre links quebrados, isso ajuda bastante a manter o blog limpo.