sábado, 21 de março de 2015

Thanatomorphose (2012)


A palavra tanatomorfose (tânato+morfose) é o conjunto das modificações morfológicas que a morte determina nos elementos celulares, nos tecidos e nos órgãos. em outras palavras, é quando um ser vivo entra em estado de putrefação, este é o tema central do filme.

Fazer uma resenha para "Thanatomorphose" não é fácil, pelo menos não sem spoiler. portanto, essa resenha foi feita para quem já assisti-o ao filme ou não si importa em saber o final óbvio do mesmo. esta preparado? ;)
Escrito e dirigido por  Éric Falardeau, o filme conta a historia de uma jovem chamada Laura (Kayden Rose), uma mulher que é incrivelmente infeliz com a vida que tem. a sua carreira como escultora não esta indo muito bem, ela não consegue mais ter ideias para realizar o seu trabalho, Laura esta a um passo da depressão. a sua unica razão de viver é o seu namorado Antoine (David Tousignant), ele surgir na casa dela apenas para transar com ela. sexo é a única coisa que faz sentido na vida de Laura, por essa razão ela não consegue deixar o seu namorado. ela tem poucos amigos, um deles si chama Julian (Émile Beaudry), um homem que meche com os desejos sexuais de Laura.

Depois de uma noite de sexo hardcore com Antoine, Laura percebe diversos hematomas em seu corpo que começam a se espalhar. a principio ela não si importa muito, porquê é de costume ela ser agredida durante o ato sexual, mas com o passar do tempo as machas roxas começam a tomar conta de todo o seu corpo. o Filme vai caminhando em ritmo lento, é preciso ter um pouco de paciência para  assisti-lo completamente.
Laura começa a ter sonhos bizarros durante a noite. primeiro ela sonha com um animal morto em um completo estado de putrefação, algo que de fato esta acontecendo com ela. no segundo sonho, ela estar em uma especie de laboratório subterrâneo, onde a mão dela é cortada e jogada para o seu namoro e Julian comer, vale citar que os dois estão pelados e brigando pelo pedaço dela, isso simboliza o desejo carnal de ambos por Laura. mais tarde, os dedos dela começam a cair um de cada vez. no terceiro e ultimo sonho, ela si ver fechando o caixão com ela mesma dentro, esse sonho simboliza a sua futura morte.

Os efeitos especiais de "Thanatomorphose" fica a cargo de David Scherer e Rémy Couture, o que nos leva a ver um trabalho surpreendente quando o assunto é a maquiagem. durante todo o filme acompanhamos o drama da mulher que esta apodrecendo de dentro para fora, mas sera que isso realmente é um problema para Laura? apesar de esta morrendo aos pouco, a solitária mulher não consegue pensar em outra coisa a não ser em sexo. vale citar a cena em que ela masturba-se mesmo não conseguindo sentir muita coisa ou o momento em que o amigo Julian entra na sua casa e encontra ela apodrecendo sobre a cama, ele insiste pra leva-la até o hospital, mas as únicas palavras que ela consegue dizer é "Me foda, Agora!". na mesma cena, ela diz a sua frase mais triste de todo o filme : "Ninguém me ama de verdade, sou apenas uma puta barata."
Mesmo estando apodrecendo e à beira da morte, ela ainda insiste com suas manias de limpezas. os pedaços de pele, dedos, cabelos e unhas são preservados em potes de vidros, por algum motivo Laura também retira fotos de seu corpo para acompanhar a evolução de sua tanatomorfose. em nenhum momento ela decide ir para o hospital ou procurar ajuda, muito pelo contrário, ela prefere si esconder do mundo lá fora e dos espelhos de sua casa. o final do filme é o mais óbvio possível, o estado de putrefação dela si torna tão critico que ela morre restando apenas o seu esqueleto com carne podre escorrendo. 
"Thanatomorphose" é um daqueles filmes que ou você ama ou você odeia. eu não gosto muito de filmes que o personagem principal morre no final, mas este filme não é assim tão ruim. o filme si parece com o clássico trash "o incrível homem que derreteu" e compartilha da mesma ideia do filme "Contracted". fãs de Cronenberg e Clive Barker vão adorar este filme.