domingo, 8 de março de 2015

Kassandra (Curta Metragem) - 2013

Dirigido por Ulisses da Motta Costa, Kassandra é um curta-metragem brasileiro produzido pela Ampli Produtora, em associação com ATAMA e Galo de Briga Filmes. 

Kassandra (Renata Stein) é uma jovem de aproximadamente 20 anos que sofre com problema de estresse pós-traumático e mora sozinha em um apartamento. sua unica companhia é a visita do terapeuta que ela recebe periodicamente e um vizinho (Leandro Lefa) pervertido que vive assediando ela. Kassandra também apresenta um trauma desconhecido, ela tem alucinações visuais de um vulto chamado "homem Grande", além de ter ficado muda misteriosamente desde que estes problemas psíquicos começaram a acontecer.
O Curta-metragem foi muito bem elogiado e premiado em diversos festivais de cinema, incluindo prêmios como melhor filme e direção, melhor trilha sonora e fotografia. aliás, a fotografia de "Kassandra" é excelente, o preto-e-branco do filme consegue transmitir todo o drama e angustia da paciente, fazendo com que nos apeguemos facilmente a ela. as atuações das personagens são bem convincentes, principalmente a de Renata Stein, a trilha sonora é muito boa e funciona muito bem aqui fazendo contraste com o cenário sem cor e claustrofóbico. algumas pessoas podem não gostar da falta de cor e voz, mas particularmente eu prefiro da maneira como ele é, assim podemos explorar melhor os sentimentos e expressões das personagens do que nos diálogos. Kassandra é um curta-metragem forte e poderoso que deve ser sentido.
Em 2014, a  Graphic Novel Kassandra, Versos do Silêncio da Loucura foi lançada, baseada no curta-metragem do diretor Ulisses da Mota Costa. para quem quiser acompanhar esse curta, você poder assisti-lo abaixo, aproveite também para conferir o blog oficial de Kassandra e curtir a fanpage.