sábado, 28 de dezembro de 2013

Hellraiser - Renascido do Inferno (Hellraiser) - 1987

Sinopse : Larry (Andrew Robinson) e Julia (Clare Higgins) mudam-se para uma velha casa. Lá, descobrem uma horrível criatura, que na verdade é Frank (Sean Chapman), meio-irmão de Larry e antigo amante de Julia. Frank perdeu seu corpo humano para os Cenobites, um trio de repulsivos demônios. Uma gota de sangue desperta Frank, que força sua antiga namorada a trazer vítimas para que ele possa novamente reconstituir seu corpo.


Baseado no livro The Hellbound Heart do diretor britânico Clive Barker. esse filme é um clássico do horror dos anos 80, seus efeitos especiais são altamente realistas para os padrões de filmes daquela época e que ainda hoje funcionam muito bem apesar da idade do filme. o filme explorar o sadomasoquismo, dor como fonte de prazer, moralidade sob stress e o medo. perturbador, estranho e doentio são as palavras certas que mais define este clássico que mistura sangue e sexo.
O Filme gira em torno de um Cubo conhecido como a Configuração do Lamento. Segundo a lenda, este cubo é capaz de abrir uma passagem para um reino de prazer sensual inimaginável. Em troca do prazer, o cubo exige a alma do usuário. Assim que Frank (Sean Chapman) resolve o quebra-cabeça e abre o cubo, ele entra em uma outra dimensão povoada pelos Cenobitas, criaturas deformadas, vestindo couro preto, que sentem prazer na dor. Só então Frank percebe que a noção de "prazer" dos Cenobitas não é a mesma que a sua. Ganchos e correntes saem da escuridão, rasgando a carne de Frank e partindo seu corpo em pedaços. Frank é condenado a uma eternidade nessa outra dimensão, experimentando simultaneamente tortura e prazer. Tempos depois, o irmão de Frank, Larry, muda-se para a velha casa abandonada da família, junto com sua segunda esposa, Julia. Eles presumem que Frank está fora, em uma de suas notórias aventuras. 
Durante a mudança, Larry fere a mão em um prego na parede. Julia leva Larry ao hospital, mas algumas gotas de seu sangue pingam no assoalho do sótão que, sem que eles saibam, é o lugar no qual Frank invocou os Cenobitas tempos atrás. O sangue infiltra-se pelas tábuas e começam a regenerar o corpo de Frank. Mais tarde, Julia entra no sótão e encontra Frank, mas ele claramente não é mais humano, tendo se tornado uma criatura esquelética e sem pele. É revelado que Frank e Julia já foram amantes, e Frank convence Julia a ajudá-lo, dizendo que apenas mais sangue humano pode fazer com que ele recupere sua antiga aparência. Julia passa a seduzir homens nos bares e atraí-los para o sótão, onde ela e Frank os matam para usar seu sangue. O corpo de Frank vai lentamente recuperando a forma humana, enquanto ele explica a Julia que eles devem fugir em breve, pois os Cenobitas logo darão por sua ausência e virão em seu encalço. Hellraiser teve muitas outras sequencias, mais nem uma delas foram capazes de superar o Original de 1897. Recomendo.