segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Begotten (1991)


Sinopse : Deus comete suicídio usando uma navalha. De suas entranhas nasce a Mãe-Natureza e, com o sêmen do moribundo, fertiliza-se, dando origem a Humanidade, uma criança doente e fraca, que em toda sua existência é surrada e torturada por zumbis sem face.

Begotten é um filme experimental/Filme de terror de 1991, escrito e dirigido por E. Elias MerhigeO filme lida fortemente com religião e com a história bíblica do Gênesis e da Criação. Mas como Merhige revelou durante sessões de Perguntas e Respostas, a sua principal inspiração foi uma experiência de quase morte que ele vivenciou quando tinha 19 anos, após um acidente de carro. Não há diálogos no filme, mas em seu lugar usa indiscriminadamente fortes imagens de dor e sofrimento humano para contar seu mito.

Foi filmado em preto e branco, e então cada quadro foi refotografado para tomar sua aparência final. Não há meio tons. Isto foi feito para dar a atmosfera sobrenatural do filme, e algumas vezes o espectador não consegue interpretar exatamente o que está sendo mostrado, mas pode inferir um sentido de sofrimento. O visual do filme é descrito no trailer como "um teste de Rorschach para os olhos". Merhige disse que para cada minuto do filme original, tomou-se 10 horas para refotografar até atingir o visual desejado.


O filme começa com Deus cometendo seu triste e solitário suicídio com uma navalha na mão, ao ser morto desse modo uma mulher tida como "Mãe natureza" si aproxima do cadáver de Deus e o masturba, quando consegue o sêmen de Deus ela o coloca de maneira manual dentro de sua vagina dando vida a primeira especie Humana no qual sera tortura nas cenas que si seguem. as imagem juntas com sua trilha sonora é altamente obscura, isso é, Begotten mesmo sendo um filme sem dialogo ele é capaz de causar repugnância até para as pessoas que já são acostumadas a esse tipo de cenas. foi filmado todo em preto e branco para tornar a experiencia ainda mais perturbadora dando a ele um ar de filme antigo. Begotten é uma verdadeira obra de arte, amado e odiado por todo aqueles que tiveram a (in)felicidades de o assistirem.